Alçamento da vogal pretônica /o/ em duas regiões paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n1p201Palavras-chave:
Vogal pretônica /o/. Alçamento. Variáveis linguísticas. Variáveis extralinguísticas.Resumo
Neste estudo, à luz dos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista Quantitaviva, analisamos o uso da vogal pretônica /o/ no falar de 32 informantes, do sexo feminino e do sexo masculino, referentes a duas regiões paranaenses, com o objetivo de identificar as variáveis que atuam favorecendo o uso alçado ou a manutenção dessa vogal. Conforme os resultados, verificamos que os contextos linguísticos são determinantes no alçamento ([u],) ou na manutenção ([o]) dessa vogal. Dentre as variáveis linguísticas as mais relevantes para a aplicação do alçamento foram: a) as vogais altas da sílaba seguinte a da vogal pretônica ([o],); b) a vogal média pretônica em contexto de hiato. Quanto às variáveis sociais, sexo, faixa etária e escolaridade, foram pouco significantes, todavia, pudemos verificar que as mulheres, os mais escolarizados, e os informantes com idade intermediária tendem a alçar menos que os homens, os jovens, os mais idosos, os analfabetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dircel Aparecida Kailer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










