A questão da competência técnica para o assistente social

Autores

  • Jolinda de Moraes Alves Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1992v13n3p148

Palavras-chave:

Competência profissional, Assistente social, Trabalho, Instrumento, Técnica, Política, Compromisso, Serviços Sociais, Estado, Capitalismo, Questão social.

Resumo

Este artigo trabalha a "competência profissional" do assistente social, enfatizando suas dimensões técnica e política. Para tanto contempla: o papel e a inserção da profissão na divisão sócio-técnico do trabalho, localizada no setor de serviços do atual estágio monopolista do capitalismo; o saber instituído do assistente social no interior das instituições de bem estar social a partir das suas atribuições, instrumentos e técnicas; a contradição de uma profissão que tem vínculos empregatícios com organismos criados pelo Estado e pelo Capital, mas que deve prestar serviços a usuários subalternizados; e o efetivo compromisso com o atendimento à demanda social colocada pelo usuário institucional.


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Biografia do Autor

Jolinda de Moraes Alves, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Serviço Social - CESA -Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina -Paraná -Brasil, CEP 86051-970

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Publicado

28.10.2004

Como Citar

ALVES, Jolinda de Moraes. A questão da competência técnica para o assistente social. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 148–157, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1992v13n3p148. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9422. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre