Leitura e prazer: um estudo voltado ao 3º. ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Francielle Lucinda Costa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n2p163

Palavras-chave:

Ação docente, Leitura, Cotidiano escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar como o prazer pela leitura é visto pelos alunos da 3ª série e como a leitura é trabalhada nas salas de aula e meio escolar pelo professor. Como parte das atividades previstas da pesquisa, realizou-se a coleta de dados, que permitiu fazer uma análise da relação entre leitura e prazer com os alunos participantes. A coleta de dados se deu em três escolas municipais de uma cidade de médio porte no norte do Estado do Paraná, com alunos de 8 a 10 anos e seus respectivos professores, por meio de questionários e observação. Em relação aos resultados, são satisfatórios em relação ao número de alunos leitores, mas não se desconsidera a necessidade de se intensificar formas que despertem nos alunos a leitura por prazer e não por obrigação, e leve-os à compreensão crítica do que lêem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Lucinda Costa, Universidade Estadual de Londrina

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, integrante de projeto de extensão e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucaria.

Downloads

Publicado

18.07.2011

Como Citar

COSTA, Francielle Lucinda. Leitura e prazer: um estudo voltado ao 3º. ano do Ensino Fundamental. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 163–178, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2010v31n2p163. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/6452. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre