Leitura e prazer: um estudo voltado ao 3º. ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n2p163Palavras-chave:
Ação docente, Leitura, Cotidiano escolar.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar como o prazer pela leitura é visto pelos alunos da 3ª série e como a leitura é trabalhada nas salas de aula e meio escolar pelo professor. Como parte das atividades previstas da pesquisa, realizou-se a coleta de dados, que permitiu fazer uma análise da relação entre leitura e prazer com os alunos participantes. A coleta de dados se deu em três escolas municipais de uma cidade de médio porte no norte do Estado do Paraná, com alunos de 8 a 10 anos e seus respectivos professores, por meio de questionários e observação. Em relação aos resultados, são satisfatórios em relação ao número de alunos leitores, mas não se desconsidera a necessidade de se intensificar formas que despertem nos alunos a leitura por prazer e não por obrigação, e leve-os à compreensão crítica do que lêem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.