Desigualdade educacional na pandemia da Covid-19: um estudo sobre o ensino remoto e o abandono escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n1p21Palavras-chave:
Educação básica, Covid-19, Desigualdade educacional, Abandono escolar, BrasilResumo
Implementado às pressas e desarticulado de políticas públicas que mitigassem o acirramento das desigualdades sociais, o ensino remoto adentrou de forma generalizada a educação básica brasileira durante a pandemia da Covid-19. Órfãs de uma diretriz nacional e do apoio técnico, pedagógico e financeiro do Ministério da Educação, as redes de ensino, cada uma ao seu tempo e à sua maneira, substituíram as aulas nas dependências escolares por atividades que usaram, predominantemente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por quase dois anos. Como essa modalidade de ensino foi experienciada pelos estudantes de baixa renda em territórios marcados por altos índices de vulnerabilidade? Essa indagação orientou o presente trabalho que monitorou uma escola pública de um pequeno município no litoral norte do Rio Grande do Sul. Ao longo de cinco meses, três turmas das séries finais do ensino fundamental foram acompanhadas, analisando a frequência e a participação discente nas aulas de Língua Portuguesa. Tendo os registros do trabalho docente (compostos por diários de classe e planilhas) como principais fontes, a pesquisa diagnosticou que os índices de abandono escolar chegaram a 21,6%, evidenciando que o ensino remoto não se tornou acessível a todos os estudantes.
Downloads
Referências
ABRUCIO, F. et al. Combate à Covid-19 sob o federalismo bolsonarista: um caso de descoordenação intergovernamental. Revista de Administração Pública, 54(4), 2020, p. 663-677. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220200354
ANDRADE, R. Troco uma máscara por alimento: fome e pobreza na Covid-19. Especial Covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020. https://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/troco-uma-mascara-por-alimento-fome-e-pobreza-na-covid-19/ Acesso em 30 mar. 2023
BARBERIA, L.G; CANTARELLI ,L. G. R.; SCHMALZ, P. H. S. Uma avaliação dos programas de educação pública remota dos estados e capitais brasileiros durante a pandemia do COVID-19. São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, s.d. https://fgvclear.org/site/wp-content/uploads/remote-learning-in-the-covid-19-pandemic-v-1-0-portuguese-diagramado-1.pdf. Acesso em 10 abr. 2023
BRANDÃO, C. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 05, 2020. Brasília, 2020. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 15 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 11, 2020. Brasília, 2020. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192 . Acesso em 15 abr. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação, 2014. https://pne.mec.gov.br/. Acesso em 20 jan. 2023.
BRASIL. Portaria No 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 2020. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 30 mar. 2023.
CHADE, J. Novo epicentro, Brasil tem 30% das novas infecções no mundo em 24 horas. Uol, 2021. https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2021/03/05/novo-epicentro-brasil-tem-30-das-novas-infeccoes-no-mundo-em-24-horas.htm. Acesso em 10 mar. 2023.
ESTADÃO. Brasil teve 10% das mortes oficiais pela doença no mundo. Estadão, 5 maio 2023. https://www.estadao.com.br. Acesso em 10 abr. 2023.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Atos do Governador. DECRETO Nº 55.118, DE 16 DE MARÇO DE 2020. Estabelece medidas complementares de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus) no âmbito do Estado.https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202003/17185909-materia395443.pdf. Acesso em 15 mar. 2023.
GARCIA, A. V.; HILLESHEIM, J. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, n. 2, p. 131-147, 2017. https://doi.org/10.1590/0104-4060.51386. Acesso em 20 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.51386
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOES, E., RAMOS, D., FERREIRA, A. Desigualdades raciais em saúde e a pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 3, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00278. Acesso em 14 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00278
INFOSANBAS. Palmares do Sul/RS. https://infosanbas.org.br/municipio/palmares-do-sul-rs/. s.d. Acesso em 12 jan. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Portal Cidades, 2010. https://www.ibge.gov.br. Acesso em 10 jan. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Portal Cidades, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/palmares-do-sul/panorama. Acesso em 10 mar. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Portal Cidades, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/palmares-do-sul/panorama . Acesso em 10 mar. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Taxa de rendimento escolar. Brasília, Ministério da Educação / Inep. Brasília, 2021. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/educacenso/situacao_aluno/documentos/2021/taxas_de_rendimento_escolar_final.pdf. Acesso em 15 mar. 2023.
INSTITUTO POLIS. Raça e Covid no Município de São Paulo [Internet]. São Paulo: Instituto Pólis, 2020. https://polis.org.br/estudos/raca-e-covid-no-msp/. Acesso em 15 maio 2023.
JOSSO, M. Experiências de vida e formação.São Paulo: Cortez, 2004.
KODAMA, K.; PIMENTA, T. Condições de vida e vulnerabilidades nas epidemias: do cólera no século 19 à Covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020.
LAKATOS, E., MARCONI, E. Fundamentos de metodologia científica.São Paulo: Atlas, 2003.
LEÓN, L. Censo demográfico não será realizado em 2021: corte orçamentário impede a realização do levantamento. Rádio Nacional Brasília, Brasília, 2021.
MATTA et.al. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Rio de janeiro: Fiocruz, 2021 DOI: https://doi.org/10.7476/9786557080320
NEUHOLD, R.R. ; POZZER, M. R. O. . A descoordenação intergovernamental durante a pandemia da covid-19 no Brasil: o caso do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). AURORA (UNESP. MARÍLIA), v. 14, p. 9-32, 2021. Acesso em 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14n1.p9-32
NEUHOLD, R. R.; POZZER, M. R. O. Covid-19, cierre de escuelas y enseñanza remota:el tiempo de respuesta de los sistemas de educación brasileños. Íconos, Quito, n. 76, 2023, p. 55-75. https://doi.org/10.17141/iconos.76.2023.5719 . Acesso em 20 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.17141/iconos.76.2023.5719
NOVAES, M. Governo Bolsonaro impõe apagão de dados sobre covid-19 no Brasil em meio à disparada de mortes. El País Brasil, São Paulo, 2020. https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-06/governo-bolsonaro-impoe-apagao-de-dados-sobre-a-covid-19-no-brasil-em-meio-a-disparada-das-mortes.html. Acesso em 10 maio 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Covid-19 tem impacto negatiavo na educação de mais de 70% dos jovens. ONU News, 11 ago. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Adverse consequences of school closures. Unesco, s.d. https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em 10 maio 2023.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Education at a Glance 2022: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, 2022. https://doi.org/10.1787/3197152b-en. Acesso em 12 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1787/3197152b-en
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Histórico da pandemia de Covid-19. Folha informativa sobre COVID-19. Brasília, 2020. https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em 25 mar. 2023.
OUR WORLD IN DATA. Coronavirus (Covid-19) cases. 2023. https://ourworldindata.org/covid-cases. Acesso em 12 maio 2023.
PACHECO, J. N.; NEUHOLD, R. R. Educação e desigualdades na pandemia da Covid-19: o ensino remoto em uma escola pública do litoral norte do Rio Grande do Sul. In: SOUSA, A. et al. (Orgs). Estudos sobre a educação básicca e profissional: reflexões, práticas e desafios. São Paulo:Pragmata, 2022, p. 71-86.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Além do rendimento, além das médias, além do presente: desigualdade no Desenvolvimento humano do séc. XXI. New York, 2019.
SALDANHA, R. et al. Monitora Covid19: informação e disseminação de indicadores em uma pesquisa multidisciplinar. In: C. M. Freitas, C. Barcellos, & D. Villela (Eds.). Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde [on-line]. Rio de Janeiro: Observatório Covid-19 Fiocruz; Editora Fiocruz, 2021. DOI: https://doi.org/10.7476/9786557081211.0015
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL. Perfil das cidades gaúchas. Porto Alegre: Sebrae/RS, 2019.
SILVA, S. A Pandemia de Covid-19 no Brasil : a pobreza e a vulnerabilidade social como determinantes sociais. Confins [En ligne], 52, 2021. https://doi.org/10.4000/confins.40687. Acesso em 12 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.4000/confins.40687
STROHAECKER, T; TOLDO JR, E.E. O litoral norte do Rio Grande do Sul como um pólo de sustentabilidade ambiental do Brasil meridional, 2007. http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-24539.htm#:~:text=O%20Litoral%20Norte%20do%20Rio%20Grande%20do%20Sul%20abriga%20ecossistemas,de%20lagoas%20na%20Plan%C3%ADcie%20Costeira. Acesso em 20 maio 2023.
TAVARES, V. (2020). Os dados invisíveis da Covid-19. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz. http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/os-dados-invisiveis-da-covid-19. Acesso em 20 mar. 2023.
WINSKILL et.al. Report 22: Equity in response to the COVID-19 pandemic: an assessment of the direct and indirect impacts on disadvantaged and vulnerable populations in low- and lower middle-income countries. Imperial College Covid-19 response team. https://doi.org/10.25561/78965. Acesso em 12 maio 2023.
WORLD BANK GROUP. Políticas educacionais na pandemia da Covid-19: o que o Brasil pode aprender com o resto do mundo? [S.l]: World Bank Group Educational, 2020. https://pubdocs.worldbank.org/en/413781585870205922/pdf/POLITICAS-EDUCACIONAIS-NA-PANDEMIA-DA-COVID-19-O-QUE-O-BRASIL-PODE-APRENDER-COM-O-RESTO-DO-MUNDO.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semina: Ciências Sociais e Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.