Análise preliminar dos resultados do “Projeto redes de referências para a agricultura familiar”: estudo de caso de uma propriedade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n1p91Palavras-chave:
Agricultura familiar, Gestão de Propriedades Familiares Rurais, Pesquisa Agropecuária.Resumo
Este trabalho procurou analisar as contribuições socioeconômicas decorrentes do acompanhamento realizado pelo Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar, o qual está sendo desenvolvido no Estado do Paraná, desde 1998, numa parceria entre o entre o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/PR). Esta análise consiste em duas etapas: primeiro, a realização de uma análise econômico-financeira, com base nos dados coletados em uma das propriedades acompanhadas, buscando identificar se houve um incremento na renda dessa família e uma melhor utilização dos fatores de produção (terra, capital e mão de obra); na segunda etapa do trabalho, por meio de uma entrevista com questionário semi-estruturado, procurou-se identificar e analisar a perspectiva do agricultor familiar acerca da participação neste projeto, bem como seu grau de satisfação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.