Análise preliminar dos resultados do “Projeto redes de referências para a agricultura familiar”: estudo de caso de uma propriedade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n1p91Palabras clave:
Agricultura familiar, Gestão de Propriedades Familiares Rurais, Pesquisa Agropecuária.Resumen
Este trabalho procurou analisar as contribuições socioeconômicas decorrentes do acompanhamento realizado pelo Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar, o qual está sendo desenvolvido no Estado do Paraná, desde 1998, numa parceria entre o entre o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/PR). Esta análise consiste em duas etapas: primeiro, a realização de uma análise econômico-financeira, com base nos dados coletados em uma das propriedades acompanhadas, buscando identificar se houve um incremento na renda dessa família e uma melhor utilização dos fatores de produção (terra, capital e mão de obra); na segunda etapa do trabalho, por meio de uma entrevista com questionário semi-estruturado, procurou-se identificar e analisar a perspectiva do agricultor familiar acerca da participação neste projeto, bem como seu grau de satisfação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.