Condições para o desenvolvimento da agricultura familiar no capitalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p155Palavras-chave:
Capitalismo, Agricultura familiar, Estado. Mercado.Resumo
As primeiras análises acerca do desenvolvimento do capitalismo na agricultura apontavam que uma modernização presidida pela lógica da indústria urbana inviabilizaria a atividade em pequenas unidades de produção. Análises contemporâneas têm corroborado essa tese. Aquelas pequenas unidades de produção que mergulharam a fundo na modernização das suas bases técnicas, com produção voltada exclusivamente para o mercado, não têm obtido retornos econômicos satisfatórios para amortizar suas dívidas, pois estão constantemente em crise e dependem da política estatal. Contrariamente, aquelas unidades familiares nas quais os agricultores têm sabido equilibrar o conhecimento tradicional com o moderno, e aliam a produção para o autoconsumo à produção para o mercado, têm tido maior capacidade para sobreviver às crises que costumeiramente se abatem sobre o mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.