Significados das práticas de cuidado em saúde no ritual de iniciação do candomblé de Ketu
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p95Palavras-chave:
Saúde, Significado, Cuidado em saúde, Candomblé, Religiões afro-brasileiras.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar os significados sobre práticas de cuidado em saúde dentro dos rituais iniciatórios nos terreiros de candomblé de Ketu produzidos por pais/mães de santo de Manaus/AM, a fim de problematizar práticas não hegemônicas de cuidado em saúde, bem como reconhecer a legitimidade desses processos. Foram utilizadas, como instrumento de produção de dados, entrevistas semiestruturadas, das quais participaram quatro pais/mães de santo do candomblé de raiz Ketu. O estudo está ancorado no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados explicitam os significados dos pais/mães de santo considerando a dimensão histórica do cuidado em saúde no ritual de iniciação. Foram categorias semânticas trazidas pelos participantes: as ideias de contaminação e transmissão como reflexos de perspectivas higienistas; compreensão da importância do sangue como sendo elemento tanto de axé quanto de contaminação; a responsabilidade do pai de santo no processo de cuidado e de possíveis contaminações; o cuidado com as representações sociais acerca da casa de santo, com foco nas questões de contaminação e cuidado. Os significados construídos pelos participantes expressam-se de maneiras múltiplas e complexas, demandando que se tenha um olhar apurado acerca da religiosidade de matriz africana e a sua inserção social, marcada por tensões que podem contribuir com avanços para a sua compreensão, no campo religioso, de saúde e da ciência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Sociais e Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.