Biblioteca escolar e a mediação da leitura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p157Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Promoção da leitura, Mediação da literatura.Resumo
O texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada nas esolas particulares localizadas no perímetro urbano da cidade de Londrina, a respeito das atividades dos bibliotecários no sentido de promov er a leitura da literatura. Buscam-se subsídios nas áreas de Biblioteconomia e Educação, nas temáticas leitura, mediação da leitura na escola, mediação da literatura, mediadores na formação do pequeno leitor, a biblioteca escolar e atividade de promoção à leitura. São utilizados como instrumento de coleta de dados dois formulários, com eles foi possível detectar as atividades mais realizadas nessas escolas, sendo a primeira a hora do conto, a segunda o empréstimo de livros e a terceira é "incentivo à leitura". Conclui-se que a hora do conto tem se mostrado eficaz na aproximação das crianças com o livro; a segunda é um trabalho obrigatória na rotina da biblioteca, portanto, deve ser realizada diuturnamente e a terceira, é imprescindível em todos os gêneros de biblioteca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Ferreira Gomes, Sueli Bortolin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















