Ansiedade e desempenho numa prova de matemática: um estudo com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1991v12n3p136Palabras clave:
Ansiedade de Prova, Ansiedade e Rendimento em Prova de Matemática, Componente Cognitivo da Ansiedade de ProvaResumen
O presente estudo naturalístico teve por objetivo inicial identificar·a incidência de alta ansiedade em uma prova parcial de matemática. Foram sujeitos 406 estudantes de ambos os sexos, das sétimas e oitavas séries de duas escolas urbanas, sendo uma particular e outra pública estadual. O instrumento de avaliação da ansiedade de prova identificava seus dois componentes básicos já assinalados na literatura, ou seja, preocupação e emocionalidade. Com base nessa distinção, buscou-se descobrir qual a influência da variável sexo sobre a ansiedade naquela prova, bem como a relação entre ansiedade e desempenho. Os resultados mostraram que entre 7% e 10% dos alunos de cada escola apresentavam a/ta ansiedade. Além disso, o sexo feminino foi mais representado entre os alto ansiosos, porém somente quanto à categoria emocionalidade. Por outro lado, alta ansiedade, quando comparada com baixa, mas s6 em termos de preocupação, esteve associada com rendimento significativamente mais baixo naquela prova, em uma das duas sub-amostras. Esses resultados foram discutidos, com sugestões para novas pesquisas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.