O problema da ansiedade nas provas: perspectivas contemporâneas

Autores

  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1989v10n3p195

Palavras-chave:

Ansiedade de prova, Ansiedade de teste, Avaliação escolar, Tratamento da ansiedade de prova.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados mais salientes de pesquisas em torno do problema da alta ansiedade que alunos acusam em situações de avaliação, e que se denomina ansiedade de prova ou ansiedade de teste. A ansiedade alta afeta o desempenho nas provas em junção de seu componente cognitivo que é a preocupação, que interfere na atenção que deve ser dispensada por inteiro à tarefa. São também descritos estudos com propostas de solução a esse problema e é discutida a eficácia dos diferentes métodos de intervenção. Dai emergem igualmente sugestões para o ensino.

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Biografia do Autor

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Educação – CECA – Universidade Estadual de Londrina

Rosangela Silva, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Curso de Especialização em Ensino Superior – Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

20.11.2004

Como Citar

BZUNECK, José Aloyseo; SILVA, Rosangela. O problema da ansiedade nas provas: perspectivas contemporâneas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 195–201, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1989v10n3p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9184. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre