Turismo e excursionismo: o qualificativo rural : um estudo das experiências e potencialidades no Norte Velho do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p131Palabras clave:
Turismo Rural, Diversificação, Potencialidade, Impactos – Norte Velho do ParanáResumen
Este estudo enfoca a diversificação contemporânea do turismo, na perspectiva da Geografia, tendo o turismo rural como tema central e como sub-temas a sua potencialidade, regulamentação, impactos e perspectivas. Entre as tendências atuais da prática social do turismo está a valorização da rusticidade e de paisagens naturais – as áreas rurais passam, portanto, a serem encaradas também como um território de suporte para as atividades de lazer. O turismo rural, no caso brasileiro, não possui um conceito já determinado, e na discussão do que é ou deve ser e na interrelação entre os vários agentes ligados à sua regulamentação algumas possibilidades são vislumbradas: a atividade pode servir para uma modernização que exclui grandes parcelas da população brasileira mas também pode ser encarada como uma maneira de incorporação destas pessoas nas transformações que a sociedade necessita. O texto resultante foi dividido em cinco partes: a diversificação do turismo enquanto um processo contemporâneo, investigando suas tendências atuais; as diferentes contribuições que servem à compreensão conceitual do tema principal e um levantamento dos problemas e benefícios relatados como possíveis; as diversas ações que influem no turismo rural, nas mais diversas escalas; os elementos da potencialidade; e um quadro do turismo rural na região estudada. O trabalho de investigação empírica abordou o desenvolvimento embrionário do turismo nas áreas rurais do Norte Velho do Paraná, Brasil, a partir das modalidades que estão surgindo, das experiências que seus protagonistas estão vivenciando e do perfil das pessoas que procuram o turismo rural como alternativa econômica e como visitantes. Através da necessária relação entre a abordagem teórica e empírica, há uma tentativa de contribuição para o conhecimento, entendimento e análise deste fenômeno cuja expansão é recente e, portanto, ainda pouco abordada pelos estudos geográficos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.