Estudo da expressão criativa da criança e do adolescente com câncer em casas de apoio

Autores/as

  • Maria Carmen Batista Bahia Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p129

Resumen

A partir da premissa de que “expressão” e o modo de manifestação e configuração, com ajuda instrumental, de sentimentos, de ações ou pensamentos, buscamos neste estudo, entender como o trabalho expressivo, com recursos artísticos, vem estabelecer um ponto de apoio no atendimento mais integral da criança e do adolescente com câncer, estimulando a continuidade de seu processo natural de desenvolvimento. Estabelecemos que as qualidades expressivas são seus meios de comunicação, prendem sua atenção, possibilitam o entendimento e a interpretação das experiências, bem como determinam os padrões formais por eles criados. A inserção da prática criativa, sob essas condições, pressupõe um encadeamento de atividades com a intenção de obter um resultado minimamente eficaz. Este estudo não visa a soluções, mas ao acompanhamento da experiência criativa com linguagens artísticas, escolhidas de acordo com a problemática da criança doente. O instrumento central da pesquisa foi um ateliê de arte – a oficina criativa – que serviu diretamente a grupos de crianças e adolescentes carentes e com câncer, que se encontravam hospedados em casas assistenciais de apoio localizadas na região de São Paulo. Seguimos algumas experimentações de campo, de onde obtivemos vários caminhos possíveis para a expressão gerada por recursos artísticos e de linguagem. Procuramos colher, em cada exemplo, aspectos dessa expressão e seus diferentes modos de manifestação no desenho, pintura, colagem e linguagem verbal. A idéia foi estruturar o trabalho, entrecruzando questões levantadas pela arte-educação e arte-terapia, explorando os diferentes aspectos, conceituais e concretos, que norteiam as alternativas metodológicas da prática criativa. Propomos, por fim, uma análise compreensiva, considerando os aspectos operacionais e motivadores do processo de criação encontrados nos recursos artísticos. Ao tentar entender as contribuições potenciais dos recursos artisticos no espaço do câncer infantil, buscamos considerar como a relação entre processo criativo e processo terapêutico pode ajudar a criança a melhorar sua qualidade de vida, no sentido mais lúdico de viver, apesar da doença.

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Biografía del autor/a

Maria Carmen Batista Bahia, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002)

Publicado

2002-11-28

Cómo citar

BAHIA, Maria Carmen Batista. Estudo da expressão criativa da criança e do adolescente com câncer em casas de apoio. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 129–130, 2002. DOI: 10.5433/1679-0383.2002v23n1p129. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3860. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de revisões