Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos

Autores/as

  • Luis Roberto de Camargo Ribeiro Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p89

Palabras clave:

PBL, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino superior, Ensino de pós-graduação.

Resumen

A Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem-Based Learning), ao contrário do modelo convencional, usa o problema para motivar, focar e iniciar a aprendizagem. Além de promover a construção dos conhecimentos a PBL objetiva o desenvolvimento de habilidades e atitudes tidas como importantes para uma prática profissional efetiva. Este trabalho, uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa, analisa a avaliação de alunos sobre uma implementação da PBL em uma disciplina de pós-graduação em engenharia de uma universidade pública em São Carlos, SP. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e de um questionário de final de curso respondido pelos alunos, no qual lhes foi pedido que avaliassem esta abordagem de ensino, suas vantagens e desvantagens e o alcance de seus objetivos educacionais, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes. Os resultados mostram que, apesar de aumentar seu tempo de estudo e carga de trabalho, a maioria dos alunos avalia positivamente a metodologia por propiciar aulas dinâmicas e motivadoras e por promover habilidades interpessoais, de pesquisa e solução de problemas etc. e atitudes tais como respeito aos pontos de vista de colegas, adaptabilidade, autonomia, colaboração, etc.

 

 

Biografía del autor/a

Luis Roberto de Camargo Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos

 B.Sc Eng., M.Sc. Eng., Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSCar, São Carlos, SP, Fone/Fax: 260-8356.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Federal de São Carlos

 

Ph.D., Professora, Departamento de Metodologia de Ensino, UFSCar, São Carlos, SP, Fone/Fax: 260-8356.

Publicado

2004-06-25

Cómo citar

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 89–102, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.2004v25n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3815. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre