Controle de Qualidade da Formação Profissional no Brasil: a Relação entre Universidades, Ministério da Educação, Órgãos Representativos de Classe e Mercado de Trabalho

Autores/as

  • Irene Zaparolli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p75

Palabras clave:

Formação profissional e treinamento, Universidades, Órgãos representativos de classe.

Resumen

Este trabalho apresenta a educação vocacional e treinamento, também conhecido como cursos seqüenciais, uma forma de qualificação superior introduzida no Brasil em 1999. Devido a sua recente aprovação pelo Ministério da Educação esses cursos ainda estão em fase inicial e não há estudos que determinem se as habilidades específicas que esses cursos alegam desenvolver atendem a demanda do mercado de trabalho, que é um dos principais objetivos do Ministério da Educação (BRASIL, 1996). Este artigo tem como objetivo discutir a (falta e) relação entre as universidades, o Ministério da Educação, os órgãos representativos de classe e o mercado de trabalho. Os métodos de coleta de dados consistem em revisão da bibliografia existente, análise de documentos da legislação brasileira, documentos institucionais e entrevistas com responsáveis pelas instituições envolvidas. Os resultados permitem concluir que não há uma relação entre o Ministério da Educação, as universidades, que ofertam ou não cursos seqüenciais, as federações, os conselhos regionais,os sindicatos e o mercado de trabalho levando a um a falta de controle de qualidade da formação profissional.

 

 

Biografía del autor/a

Irene Zaparolli, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Ciências Econômica do Departamento da UEL.

Publicado

2004-06-24

Cómo citar

ZAPAROLLI, Irene. Controle de Qualidade da Formação Profissional no Brasil: a Relação entre Universidades, Ministério da Educação, Órgãos Representativos de Classe e Mercado de Trabalho. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 75–88, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.2004v25n1p75. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3814. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre