As exportações e a competitividade dos complexos madeireiro e papeleiro paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2005v26n1p105Palabras clave:
Competitividade, Complexo madeireiro, Complexo papeleiro, Constant Market Share. IHH.Resumen
O artigo analisa o comportamento e a competitividade das exportações paranaenses dos produtos mais representativos do setor madeireiro e papeleiro do Estado do Paraná, no período 1990 – 2002, bem como os fatores que determinam o desempenho das exportações paranaenses e sua interação com o comércio internacional do complexo madeireiro e papeleiro. Utiliza-se o índice de concentração Hirschman-Hefindahl (IHH) para verificar a evolução da concentração dos mercados das exportações e o modelo Constant Market Share (CMS) que decompõe as fontes de crescimento das exportações em quatro componentes: crescimento do comércio mundial, composição da pauta de exportações, destino das exportações e competitividade. Analisa-se o comportamento e a tendência das exportações do setor madeireiro e papeleiro a nível mundial, brasileiro e paranaense no período de 1990 a 2002, subdividido em três períodos de análise (1990-93, 1994-98 e 1999-02). Por meio da decomposição das fontes de crescimento pelo modelo CMS, verifica-se que o crescimento do comércio mundial e da competitividade são os grandes responsáveis pelo crescimento das exportações no setor madeireiro nos dois subperíodos (1994/98 a 1999/02), e atuam também como fator responsável pelo crescimento das exportações do complexo papeleiro, apenas no primeiro subperíodo. No segundo subperíodo, a competitividade não foi suficiente para efetivar crescimento do setor papeleiro, o que mostra a fragilidade de políticas de abertura a novos mercados e de divulgação do produto paranaense no exterior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.