Modelo sistêmico integrado em gestão de estoques e compras na administração de resultado: o desafio financeiro no ressuprimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n1p51Palabras clave:
Compras, Sistema, Capital de Giro, Reabastecimento, Especulação, Gestão em SCM.Resumen
Uma série de vantagens financeiras para a empresa no contexto da administração do capital de giro. Porém, para que isto possa acontecer de forma positiva, há de existir uma política da empresa com esta visão e um sistema decisório que oriente o empresário. Propõe-se, neste trabalho, a confecção de tal modelo de decisão. Na revisão literária do assunto, vários pontos conflitantes foram expostos. Isto por se tratar não só do assunto compras, mas também dos aspectos interdepartamentais relacionados. Além disso, foram realizadas simulações de compras para verificar a aplicabilidade de fórmulas, como a de compras antecipadas, e demonstrar as vantagens e desvantagens da especulação. Por meio da investigação científica aqui formulada, pode-se observar, em balanços publicados, as diferentes estratégias de estocagem das empresas em períodos de incerteza, confrontados com períodos de estabilidade monetária no Brasil e os resultados conseguidos. Como resultado da aplicação do teste t de student para duas amostras, verificou-se que nos tempos de inflação alta as empresas de forma geral, estocaram mais, aplicaram menos recursos em disponibilidades (caixa e bancos) e obtiveram significativamente mais lucros que as empresas nos períodos de baixa inflação, provavelmente porque o mercado financeiro rendia mais. Deixou-se a recomendação de que as empresas, ao se atualizarem frente às novas perspectivas do mercado, revejam o seu modelo de gestão em estoques e produção, promovendo o estabelecimento de condições para que toda a cadeia de produção(SCM) inserida no contexto seja administrada participadamente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.