Trabalho, sentidos e saúde mental: percepção de participantes em um projeto geração de renda

Autores/as

  • Shirley Alves dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Leonardo Carnut Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n2p159

Palabras clave:

Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Trabalho, Economia Solidária

Resumen

Este estudo objetivou analisar os sentidos do trabalho para os participantes de uma pesquisa-ação denominada “Projeto Geração de Renda” na região metropolitana do Recife/PE com intuito de gerar reflexões em direção ao conceito de trabalho emancipado segundo os princípios da economia solidária. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas não-estruturadas de 8 sujeitos da pesquisa-ação realizada sob a perspectiva freireana de educação popular. Utilizou-se a análise do discurso de Gill, tomando-se como referencial o sentido do trabalho no contexto da Política de Saúde Mental. Observou-se que os sentidos encontrados no discurso dos participantes se baseiam em diferentes concepções, sobretudo no sentido do trabalho como sustento das necessidades da sobrevivência humana, e desta maneira, como potencialidade para a reprodução da vida. No entanto, estes sentidos estão no âmbito do trabalho protegido-terapêutico e distanciados do trabalho emancipado. O processo de reabilitação psicossocial para pessoas com experiência na loucura e na perspectiva do trabalho precisa ir além de geração de renda. Quando atrelada ao trabalho emancipado, pode-se pensar que promova a participação democrática e cidadã. Dessa forma, há um terreno fértil para a construção de novas relações consigo e com os outros, pautadas nos princípios do movimento da economia solidária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Shirley Alves dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. integra a Rede de Educadores(as) em Economia Solidária de Pernambuco e o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial Libertando Subjetividades de PE.

Leonardo Carnut, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pós-Doutor em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).  Possui Doutorado em Saúde Pública (Política, Gestão e Saúde) pela FSP-USP. Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

SANTOS, Shirley Alves dos; CARNUT, Leonardo. Trabalho, sentidos e saúde mental: percepção de participantes em um projeto geração de renda. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 159–180, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n2p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/34713. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Mundo(s) do trabalho, Modo(s) de trabalhar

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.