Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática

Autores/as

  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Londrina - uel

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p61

Palabras clave:

Metodologia da Problematização, Questões frequentes, Lições da prática.

Resumen

Este texto constitui uma reflexão teórico-prática elaborada a partir de questões que surgem da prática da Metodologia da Problematização, no contato com pessoas que a praticam ou desejam praticá-la quan­do conhecem a proposta. A primeira parte do texto traz um breve relato do percurso já realizado, acompa­nhado de algumas produções. Na segunda parte são apresentadas perguntas registradas de vivências com profes­sores interessados na Metodologia. As respostas às perguntas, antes de serem afirmações definitivas, são sugestões possíveis extraídas da prática dessa Metodologia em diferentes situações, elaboradas como possíveis lições, após cerca de 20 anos de experiência, elaboração e reelaboração teórico-prática com e sobre a Metodologia da Problematização. O objetivo principal é possibilitar maior compreensão e segu­rança para aqueles que querem experimentar a Metodologia com o Arco de Maguerez em sua realidade de ensino, de pesquisa ou de orientação de estudos, ou ainda superar possíveis dificuldades que enfrentam nesse caminho. A bibliografia que acompanha o texto é mais uma contribuição ao leitor que deseja informar-se sobre os fundamentos e sobre algumas experiências já realizadas com essa orientação metodológica. Fica aqui o registro da necessidade de continuidade da reflexão sobre a metodologia, pois é significati­vo o caminho já percorrido em sua exploração.

Biografía del autor/a

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina - uel

Doutora em Educação. Professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 61–76, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n2p61. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/18193. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre