Portfólio digital: o blog no recurso pedagógico no ensino superior

Autores/as

  • André Azevedo da Fonseca Universidade de Uberaba (Uniube)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p81

Palabras clave:

Avaliação, Portfólio, Diário virtual, Blog.

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a experiência pedagógica realizada com alunos do 1º período em Comunicação Social, na Universidade de Uberaba (Uniube), na disciplina Fundamentos Científicos da Comunicação. A experiência consistiu na aplicação de uma avaliação formativa inspirada na estratégia do portfólio, mas com uma particularidade: o registro do processo de aprendizagem deveria ser feito em um diário virtual (blog). Os estudantes deveriam anotar suas vivências acadêmicas, sob orientação do professor, observando as regras estabelecidas no plano de ensino. O resultado evidenciou que o uso sistemático do blog acadêmico contribuiu para que os alunos se tornassem mais conscientes do desenvolvimento de seus conhecimentos em relação às discussões da disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Azevedo da Fonseca, Universidade de Uberaba (Uniube)

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp). Professor no curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube)

Publicado

2013-03-07

Cómo citar

FONSECA, André Azevedo da. Portfólio digital: o blog no recurso pedagógico no ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 81–90, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n1p81. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14413. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.