Uma sugestão de atividade com enfoque CTS nas aulas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n2p137Palabras clave:
Ciência, Tecnologia, Sociedade, Aulas de matemática, CTS, Processo de Ensino,Resumen
Este trabalho, com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, apresenta o desenvolvimento do projeto “Apagão, outra vez?”, que tinha por objetivo, alertar os estudantes que a energia elétrica é relevante para o modo de se viver neste século XXI. Os sujeitos deste projeto foram estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. Cabe apontar que, no decorrer do projeto, os dados foram coletados por meio de registros diários feitos pela pesquisadora, de registros feitos pelos estudantes e de conversas individuais e coletivas, gravadas em áudio. E que a sua análise teve cunho qualitativo. De modo geral, as atividades realizadas no decorrer do projeto foram relevantes, pois permitiram uma reflexão sobre a vivência do estudante, enfocando os conceitos de energia envolvidos no seu dia a dia. Assim, professores de outras áreas do saber podem se apropriar deste projeto e desenvolvê-lo com objetivos próprios de seu conteúdo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.