Estratégias de prevenção da AIDS
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1993v14n3p159Palabras clave:
HIV/AIDS, Educação em saúde.Resumen
O trabalho apresentado é resultado da análise dos dados obtidos no projeto de extensão: "AIDS: da informação e educação à prevenção", realizado pelos Departamentos de Serviço Social, Ciências Sociais e Clínica Médica da Universidade Estadual de Londrina -UEL, em convênio com a Associação Londrinense Interdisciplinar de AIDS-ALIA, de fevereiro a dezembro de 1992. Os objetivos do projeto foram a sensibilização da população para a gravidade da pandemia e a necessidade da adoção de práticas preventivas e seu desenvolvimento se deu através de palestras educativas. O objetivo do presente texto é avaliar o aumento do grau de conhecimento e a predisposição para mudança de comportamento, através de estratégias como a utilizada, ou seja, palestra educativa como mecanismo de prevenção da AIDS. A metodologia utilizada para mensuração dos resultados foi baseada na aplicação de questionários com questões fechadas antes e depois da palestra educativa. A análise dos dados indica que informações básicas sobre AIDS são absorvidas, embora noções pré-concebidas permaneçam. A conclusão aponta para a validade de palestras educativas no estágio inicial de sensibilização para a questão da AIDS. São, no entanto, do ponto de vista do trabalho preventivo, de eficácia limitada, demandando estratégias complementares.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.