Avaliação escolar na visão de alunos e professores de psicologia: o cotidiano da sala de aula

Autores

  • Marilicia Witzler A. R. Palmieri Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Cristina C. Valle Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1995v16n3p20

Palavras-chave:

Avaliação, instrumentos de avaliação, avaliação educacional e escolar, Processo ensino aprendizagem, rendimento escolar.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo o posicionamento de docentes e discentes acerca de uma questão polêmica -a avaliação escolar -e constatar através dos dados das duas populações investigadas, a coerência do discurso com a prática aval/ativa. Para obtenção dos dados entrevistou-se 03 docentes do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina e 05 discentes que cursavam cada disciplina investigada, totalizando 15 alunos. Coletou-se os dados mediante instrumentos previamente elaborados. Junto aos professores utilizou-se um roteiro de entrevistas e com os alunos optou-se pela utilização de um questionário. Os resultados obtidos revelam posicionamentos diferentes por parte dos professores e com relação aos alunos, embora façam críticas à prova escrita individual, por esta exigir reprodução de conteúdo e memorização, consideram-na como o único meio de avaliar o processo ensino-aprendizagem.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilicia Witzler A. R. Palmieri, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil, Caixa Postal 6001, CEP 86051-970. -Mestranda do Curso de Mestrado em Educação/UEL

Maria Cristina C. Valle, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil, Caixa Postal 6001, CEP 86051-970. -Mestranda do Curso de Mestrado em Educação/UEL

Downloads

Publicado

20.12.1995

Como Citar

PALMIERI, M. W. A. R.; VALLE, M. C. C. Avaliação escolar na visão de alunos e professores de psicologia: o cotidiano da sala de aula. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 20–26, 1995. DOI: 10.5433/1679-0383.1995v16n3p20. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9459. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre