Avaliação escolar na visão de alunos e professores de psicologia: o cotidiano da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1995v16n3p20Palavras-chave:
Avaliação, instrumentos de avaliação, avaliação educacional e escolar, Processo ensino aprendizagem, rendimento escolar.Resumo
O presente estudo teve por objetivo o posicionamento de docentes e discentes acerca de uma questão polêmica -a avaliação escolar -e constatar através dos dados das duas populações investigadas, a coerência do discurso com a prática aval/ativa. Para obtenção dos dados entrevistou-se 03 docentes do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina e 05 discentes que cursavam cada disciplina investigada, totalizando 15 alunos. Coletou-se os dados mediante instrumentos previamente elaborados. Junto aos professores utilizou-se um roteiro de entrevistas e com os alunos optou-se pela utilização de um questionário. Os resultados obtidos revelam posicionamentos diferentes por parte dos professores e com relação aos alunos, embora façam críticas à prova escrita individual, por esta exigir reprodução de conteúdo e memorização, consideram-na como o único meio de avaliar o processo ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.