Da colônia à primeira republica: um balanço das idéias pedagógicas no Brasil

Autores

  • Silza Maria Pazello Valente Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1992v13n3p195

Palavras-chave:

Educação, Idéias pedagógicas, CoIônia, Primeira Republica, Anarquistas, Comunistas.

Resumo

A análise das idéias pedagógicas, desde a Colônia até a Primeira República, evidencia que política e economia se articularam no sentido de direcionar a educação. Evidencia, também, que, no universo pedagógico, surgiram propostas apontando caminhos que visavam livrar a educação formal da opressão. pesquisa desenvolvida demonstrou que existiam dois projetos educacionais antagônicos na vigência da Primeira República. Um oficial influenciado pelas idéias pedagógicas dos jesuítas, e outro proposto pelos socialistas -anarquistas e comunistas -, que pretendia responder As exigências de um momento histórico no qual as relações de trabalho passavam por uma profunda transformação. Ambos foram superados por um terceiro projeto da Escola Nova que invadiu o espaço pedagógico com um ideário importado da Europa e dos Estados Unidos, e possibilitou que uma classe que se via ameaçada -burguesia -se reconstituísse e continuasse a exercer a hegemonia.

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Biografia do Autor

Silza Maria Pazello Valente, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação CECA/Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina. Paraná, Brasil, CEP 86061-910.

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Publicado

29.11.2004

Como Citar

VALENTE, Silza Maria Pazello. Da colônia à primeira republica: um balanço das idéias pedagógicas no Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 195–207, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1992v13n3p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9428. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

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