Uma nova proposta para o estágio de pratica de ensino em psicologia

Autores

  • Mary Neide Damico Figueiró Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1991v12n3p167

Palavras-chave:

Licenciatura em Psicologia, Prática de Ensino, Estágio de Psicologia, Cursos-evento-extensão.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi propor uma nova alternativa para os estágios de Prática de Ensino em Psicologia que aprimorasse as experiências do licenciando no campo da Educação, dando mais qualidade a esses estágios, num vínculo com as necessidades da comunidade. A metodologia consistiu no planejamento, execução e avaliação de cursos-evento-extensão de 20 ou 30 horas pelos licenciados junto a alunos de 1° e 2° graus, professores de pré-escola e 1° grau, funcionários de creche e comunidade em geral. Quanto aos resultados, os licenciandos avaliaram, numa proporção significativamente maior, como sendo ótima a experiência em Prática de Ensino e a contribuição do estágio para a sua vida profissional. A clientela, em sua totalidade, avaliou de forma positiva a qualidade dos cursos e o alcance dos objetivos propostos. Conclui-se que esta nova alternativa trouxe aprimoramento ao estágio de Licenciatura, favoreceu a integração do 1° grau com o ensino de 1° e 2°graus e comunidade em geral, priorizando a democratização do saber.

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Biografia do Autor

Mary Neide Damico Figueiró, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Social e Institucional/CCB -Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

20.11.2004

Como Citar

FIGUEIRÓ, M. N. D. Uma nova proposta para o estágio de pratica de ensino em psicologia. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 167–173, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1991v12n3p167. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9283. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre