Uma nova proposta para o estágio de pratica de ensino em psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1991v12n3p167Palavras-chave:
Licenciatura em Psicologia, Prática de Ensino, Estágio de Psicologia, Cursos-evento-extensão.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi propor uma nova alternativa para os estágios de Prática de Ensino em Psicologia que aprimorasse as experiências do licenciando no campo da Educação, dando mais qualidade a esses estágios, num vínculo com as necessidades da comunidade. A metodologia consistiu no planejamento, execução e avaliação de cursos-evento-extensão de 20 ou 30 horas pelos licenciados junto a alunos de 1° e 2° graus, professores de pré-escola e 1° grau, funcionários de creche e comunidade em geral. Quanto aos resultados, os licenciandos avaliaram, numa proporção significativamente maior, como sendo ótima a experiência em Prática de Ensino e a contribuição do estágio para a sua vida profissional. A clientela, em sua totalidade, avaliou de forma positiva a qualidade dos cursos e o alcance dos objetivos propostos. Conclui-se que esta nova alternativa trouxe aprimoramento ao estágio de Licenciatura, favoreceu a integração do 1° grau com o ensino de 1° e 2°graus e comunidade em geral, priorizando a democratização do saber.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.