Caráter, finalidade e importância do direito agrário
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1988v9n1p51Palavras-chave:
Direito agrário, Direito de propriedade, Atividade agrícola e industrial.Resumo
Em torno da atividade agrária -a qual antecede a comercial-industrial, nascem as normas e princípios jurídicos reguladoras da convivência e do progresso social. Procura-se, neste trabalho, destacar o caráter, a finalidade e importância do Direito Agrário, vez que relacionar-se com a terra e seus frutos é um imperativo que a Natureza impõe ao ser humano, na mesma intensidade com que exige dele a convivência com seus semelhantes. A origem e evolução do Direito Agrário estão conectadas com as do Direito, visto como um fenômeno universal O caráter, a finalidade e a importância do Direito Agrário dependem da forma pela qual o direito de propriedade sobre a terra é acolhido pelo ordenamento jurídico, sob a influência da preponderância da atividade agrícola sobre a industrial ou desta sobre aquela. No Brasil, se considerado o significado da atividade agrícola para a nação, a importância do trabalho do homem com a terra, fazendo-a produzir os elementos básicos à sobrevivência de todos e servindo de pedestal para as demais atividades econômicas, infere-se a indiscutível e pacífica importância e finalidade do Direito Agrário. Justificam-se, portanto, as considerações desenvolvidas neste trabalho, sobre tema tão empolgante para a realidade brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.