Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1985v6n3p112Palavras-chave:
Instrução individualizada, Módulos instrucionais.Resumo
O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado - instrução modular - em dez alunos da disciplina de Imunologia Clínica, do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objetivos avaliar a utilização da instrução modular e seus efeitos, em termos de rendimento acadêmico, iniciativa e participação dos alunos, bem como verificar a opinião dos mesmos em relação à instrução modular e também correlacionar a variável rendimento acadêmico com as variáveis iniciativa e participação dos alunos, quando submetidos ao ensino da Imunologia Clínica, através da instrução modular. Os resultados evidenciaram um rendimento acadêmico igual ou superior ao critério mínimo de 80%, estipulado pela pesquisadora. Ao mesmo tempo, os alunos demonstraram níveis significativos de iniciativa e participação, tendo como valores mínimos 51,3% e 73,8%, respectivamente. Conclui-se que a instrução modular mostrou serum método de ensino individualizado eficiente para o ensino da disciplina de Imunologia Clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edna Maria Vissoci Reiche

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















