Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica

Autores/as

  • Edna Maria Vissoci Reiche Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1985v6n3p112

Palabras clave:

Instrução individualizada, Módulos instrucionais.

Resumen

O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado - instrução modular - em dez alunos da disciplina de Imunologia Clínica, do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objetivos avaliar a utilização da instrução modular e seus efeitos, em termos de rendimento acadêmico, iniciativa e participação dos alunos, bem como verificar a opinião dos mesmos em relação à instrução modular e também correlacionar a variável rendimento acadêmico com as variáveis iniciativa e participação dos alunos, quando submetidos ao ensino da Imunologia Clínica, através da instrução modular. Os resultados evidenciaram um rendimento acadêmico igual ou superior ao critério mínimo de 80%, estipulado pela pesquisadora. Ao mesmo tempo, os alunos demonstraram níveis significativos de iniciativa e participação, tendo como valores mínimos 51,3% e 73,8%, respectivamente. Conclui-se que a instrução modular mostrou serum método de ensino individualizado eficiente para o ensino da disciplina de Imunologia Clínica.


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Biografía del autor/a

Edna Maria Vissoci Reiche, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia — CCS, UEL.

Cómo citar

REICHE, Edna Maria Vissoci. Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 112–117, 2010. DOI: 10.5433/1679-0383.1985v6n3p112. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7464. Acesso em: 30 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

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