Espondilose deformante na região lombo-sacra em bovinos. Relato de dois casos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1985v6n1p32Palavras-chave:
Espondilose deformante, Bovinos, Vértebras lombo-sacral.Resumo
Descreve-se neste, trabalho os aspectos clínicos, radiológicos, e anátomo-patológicos de dois casos de Espondiloses Deforman-tes na região lombo-sacra em dois touros da raça Holandesa. Constatados os sintomas clínicos ministrou-se o tratamento com Novalgina, Predef Bituelve 15.000 e Solução Glicoflsiolôgica a 5%, mas não houve a resposta desejada. Ó quadro agravou-se pelo desenvolvimento de hipotonia de rümen e timpanismo embora medicados por via esofágica com Sulfato de Magnésio + Cloreto de Magnésio e Blo-trol O óbito dos touros ocorreram 3 e 5 dias após os sintomas iniciais. Ao exame necroscôpico encontrou-se extenso hematoma em fase de organização que envolvia as últimas vértebras lombares e primeiras sacrais. Em Dissecções mais profundas, detectou-se moderada protuberância óssea na porção de tais vértebras lombares e sacrais. Os segmentos vertebrais foram submetidos ao exame radiográfico. Este evidenciou, com precisão, extensa proliferação de osteófitos, constituindo uma massa óssea difusa que unia ventralmente as últimas vértebras lombares. Pela revisão da literatura, sobre o assunto, conclui-se que a ocorrência de Espondilose em reprodutores bovinos, mantidos em regime intensivo de coleta de sêmen, através de monta, se deve à constante exigência dos movimentos de flexão e extensão da coluna vertebral desses animais, no salto, no coito e na descida do manequim.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.