A lenda do Curucutu e outras histórias: um estudo sobre a utilização de histórias infantis como mecanismos de disciplinamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p135Palavras-chave:
Histórias Infantis, Disciplinamento, Práticas Pedagógicas.Resumo
É muito comum, na educação infantil e nas séries iniciais, a prática pedagógica de contar histórias infantis. Partindo-se do pressuposto, amplamente difundido pela literatura especializada, segundo o qual a escola é um espaço de disciplinamento, observa-se a utilização de histórias infantis como recurso prático para acionar, por parte dos professores, recursos que colimam na constituição de mecanismos disciplinares no meio escolar, quer por meio explícito, quer de modo eufemizado e, que talvez, os professores não se deem conta dos mesmos. Em razão disso, o objetivo aqui é desvelar como são mobilizados os mecanismos disciplinares nas histórias infantis contadas em classes de alfabetização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.