Agricultura familiar na região serrana fluminense – RJ: problemática ambiental e pluriatividade: estudo de caso do distrito de São Pedro da Serra – Nova Friburgo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2008v29n1p51Palavras-chave:
Agricultura Familiar, (re) Territorialização, (re) Ruralização.Resumo
O presente trabalho constitui uma análise do processo de (re) territorialização do capital, ao longo dos últimos trinta anos, (re) ordenando o espaço sob suas necessidades de atuação e fluidez: em um primeiro momento sob a égide do capital industrial e comercial, corporificado pela esfera da modernização agrícola; e, posteriormente, sob a do capital imobiliário especulativo, lócus da chamada re-ruralização do espaço agrário fluminense. Em ambos, verificam-se profundas transformações na estrutura produtiva e nas relações de trabalho. O significado desta proposta reside, de modo bastante explícito, nas diferentes formas de organização da produção agrária e, indo mais longe, nos distintos feitios pelos quais elas se materializam no espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.