Comunicação e design do oprimido: o lúdico como possibilidade para dinâmicas participativas em fenômenos midiáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2025.v46.51019

Palavras-chave:

Comunicação, Design, Oprimido, Participação, Brincar

Resumo

A pesquisa parte da noção de Oprimido, conforme Augusto Boal, como uma categoria midiática. A partir disso, discute processos, sejam eles de Comunicação (cujo principal aporte teórico é Vilém Flusser) ou de Design (amparado primordialmente em Eric Zimmerman), em que essa categoria do Oprimido é (mais ou menos) substituída pela noção de Participante, conceito aqui trabalhado em consonância com as reflexões do extinto coletivo artístico Interacting Arts. A pesquisa se debruça sobre o potencial de compreender fenômenos midiáticos que evocam a maior autonomia dos indivíduos envolvidos, em contraposição à passividade muitas vezes perpetrada por produtos de comunicação e/ou design. Como metodologia, ampara-se num olhar fenomenológico, ensaístico, com auxílio de pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

Tadeu Rodrigues Iuama, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Pós-doutorado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, São Paulo, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisas NAMI - Narrativas Midiáticas da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, São Paulo, Brasil, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasília, Distrito Federal, Brasil. Professor no Centro Universitário Belas Artes (BA), Votorantim, São Paulo, Brasil.

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Publicado

14.07.2025

Como Citar

RODRIGUES IUAMA, Tadeu. Comunicação e design do oprimido: o lúdico como possibilidade para dinâmicas participativas em fenômenos midiáticos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 46, n. 1, p. e51019, 2025. DOI: 10.5433/1679-0383.2025.v46.51019. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/51019. Acesso em: 17 nov. 2025.