Entre o troféu e o desprezo: a violência de gênero facilitada pela tecnologia contra a mulher no âmbito dos jogos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p219

Palavras-chave:

Cibercultura, Igualdade de gênero, Jogos digitais

Resumo

 A violência contra a mulher se perpetua em vários aspectos da vida humana e essa hostilidade se reflete tanto nos espaços físicos de socialização quanto no ciberespaço. E devido a esse entrelaçamento entre as diferentes realidades, torna-se imprescindível para o combate aos estereótipos de gênero investigações que analisem as novas mídias no que diz respeito à propagação da cultura e de tendências comportamentais dentro da sociedade contemporânea. Neste caso, o presente trabalho se ocupa de encontrar na literatura bibliográfica sobre o tema, formas de identificar arquétipos da presença machista e misógina na indústria de jogos digitais. Assim, utilizando como principal referencial teórico as obras “O que é virtual?” de Pierre Lévy e dando continuidade à pesquisa acerca do ciberfeminismo em “O virtual e o feminino: utilizando jogos eletrônicos para desenvolver práticas educacionais sobre questões de gênero à luz da transversalidade curricular” de Araújo e Ferreira, foram analisados dois jogos de grande repercussão global nas comunidades de gamers: The Last of Us II, da Sony, e Metroid, da Nintendo. Os resultados apresentam elementos de discriminação de vários tipos contra o gênero feminino, desde intimidações e ameaças, ao nível de perseguições e cyberbullying em redes sociais. Destaque para sexualização e fragilização facilitadas pelo design de jogos que mantém em suas narrativas a “mulher troféu” como dinâmica para perpetuar o patriarcado, ou o contrário, o “desprezo pela mulher”, pois o protagonismo do feminino deve continuar velado pelo machismo da cultura contemporânea.

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Biografia do Autor

Roni Costa Ferreira, Institulo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Rejane Alves de Araújo, instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do do Rio de Janeiro (IFRJ)

Especialista em Informática Aplicada à Educação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ, campus São João de Meriti) e analista e desenvolvedora de games.

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

FERREIRA, Roni Costa; ARAÚJO, Rejane Alves de. Entre o troféu e o desprezo: a violência de gênero facilitada pela tecnologia contra a mulher no âmbito dos jogos digitais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 219–230, 2024. DOI: 10.5433/1679-0383.2024v45n2p219. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50935. Acesso em: 21 jun. 2025.