Elaboração de um programa de ensino para treinar líderes organizacionais a “capacitar os liderados para realizarem as atividades de trabalho”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2025.v46.50437

Palavras-chave:

Liderança organizacional, Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos, Programa de ensino

Resumo

Um papel importante do líder é a capacitação de seus liderados, uma vez que o sucesso organizacional depende de colaboradores aptos a exercerem suas funções de trabalho. Para tal, não é suficiente transmitir conceitos ou teorias sobre lideranças, são necessários treinamentos que objetivem o desenvolvimento de comportamentos que produzirão mudanças nos ambientes de trabalho dos aprendizes. Este estudo objetivou elaborar um programa de ensino para treinar líderes organizacionais a “capacitar os liderados para realizarem as atividades de trabalho”. Para isso, foram utilizados procedimentos da tecnologia de ensino “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos” (PCDC). Após a definição do comportamento-objetivo terminal, foi realizado o procedimento de decomposição para descobrir os pré-requisitos necessários ao desenvolvimento desse comportamento. Foram selecionados os comportamentos-objetivo e planejadas as condições de ensino do programa. Como resultado, o Programa de Ensino para Líderes é composto de 23 comportamentos-objetivo, divididos em cinco módulos, em que as estratégias de ensino foram planejadas objetivando aprendizagem gradual, respostas ativas dos aprendizes e feedbacks imediatos. Definir quais comportamentos serão ensinados, constituindo-os como objetivos de um treinamento, é etapa fundamental para orientar o planejamento das condições de ensino que desenvolverão os aprendizes para lidarem com os problemas que os defrontam.

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Biografia do Autor

Jenifer Pavan de Paula, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestra em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Especialista em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem pela UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Professora do Curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec), Ivaiporã, Paraná, Brasil. Psicóloga da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Ivaiporã, Paraná, Brasil.

Nádia Kienen, Universidade Estadual de Londrina

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Pós-doutorado pela The University of Alabama at Birmingham (UAB), Birmingham, Alabama, Estados Unidos. Professora Associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado

06.07.2025

Como Citar

PAULA, Jenifer Pavan de; KIENEN, Nádia. Elaboração de um programa de ensino para treinar líderes organizacionais a “capacitar os liderados para realizarem as atividades de trabalho”. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 46, n. 1, p. 91–104, 2025. DOI: 10.5433/1679-0383.2025.v46.50437. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50437. Acesso em: 13 dez. 2025.

Dados de financiamento