Elaboração de um programa de ensino para treinar líderes organizacionais a “capacitar os liderados para realizarem as atividades de trabalho”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2025.v46.50437Palavras-chave:
Liderança organizacional, Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos, Programa de ensinoResumo
Um papel importante do líder é a capacitação de seus liderados, uma vez que o sucesso organizacional depende de colaboradores aptos a exercerem suas funções de trabalho. Para tal, não é suficiente transmitir conceitos ou teorias sobre lideranças, são necessários treinamentos que objetivem o desenvolvimento de comportamentos que produzirão mudanças nos ambientes de trabalho dos aprendizes. Este estudo objetivou elaborar um programa de ensino para treinar líderes organizacionais a “capacitar os liderados para realizarem as atividades de trabalho”. Para isso, foram utilizados procedimentos da tecnologia de ensino “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos” (PCDC). Após a definição do comportamento-objetivo terminal, foi realizado o procedimento de decomposição para descobrir os pré-requisitos necessários ao desenvolvimento desse comportamento. Foram selecionados os comportamentos-objetivo e planejadas as condições de ensino do programa. Como resultado, o Programa de Ensino para Líderes é composto de 23 comportamentos-objetivo, divididos em cinco módulos, em que as estratégias de ensino foram planejadas objetivando aprendizagem gradual, respostas ativas dos aprendizes e feedbacks imediatos. Definir quais comportamentos serão ensinados, constituindo-os como objetivos de um treinamento, é etapa fundamental para orientar o planejamento das condições de ensino que desenvolverão os aprendizes para lidarem com os problemas que os defrontam.
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