Jogos e brincadeiras: desconstruções dos estereótipos de gênero nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p307Palavras-chave:
Jogos e brincadeiras, Gênero, Educação Física, Ensino Fundamental IResumo
O texto descreve os estudos sobre o modo como jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física podem potencializar a desconstrução de estereótipos de gênero. Analisou-se como as crianças ocupam os espaços durante as aulas, as influências e as repercussões das questões de gênero nos conteúdos de jogos e brincadeiras, e como as aulas de Educação Física constroem e reconstroem questões de gênero com repercussões na convivência e no aprendizado de estudantes do Ensino Fundamental I. O estudo é de foro qualitativo – descritivo. Foi desenvolvido em uma escola municipal, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, com estudantes do 4º ano matutino do Ensino Fundamental I. Os instrumentos de investigação foram observações das aulas com registros fílmicos e imagens do desenvolvimento das Sequências Didáticas; análise de fontes documentais da unidade escolar; e entrevistas por roda de conversa. As constatações partem da observação sobre o modo como o estereótipo de gênero se sobrepõe a estratégias para vencer os jogos; de uma reflexão sobre o lugar que as meninas ocupam; do modo como acontece a separação de gênero nas torcidas durante os jogos e brincadeiras. Aspectos que justificam a discussão da Educação Física como meio de aprendizado, inclusão e equidade.
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