Jogos e brincadeiras: desconstruções dos estereótipos de gênero nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p307

Palavras-chave:

Jogos e brincadeiras, Gênero, Educação Física, Ensino Fundamental I

Resumo

 O texto descreve os estudos sobre o modo como jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física podem potencializar a desconstrução de estereótipos de gênero. Analisou-se como as crianças ocupam os espaços durante as aulas, as influências e as repercussões das questões de gênero nos conteúdos de jogos e brincadeiras, e como as aulas de Educação Física constroem e reconstroem questões de gênero com repercussões na convivência e no aprendizado de estudantes do Ensino Fundamental I. O estudo é de foro qualitativo – descritivo. Foi desenvolvido em uma escola municipal, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, com estudantes do 4º ano matutino do Ensino Fundamental I. Os instrumentos de investigação foram observações das aulas com registros fílmicos e imagens do desenvolvimento das Sequências Didáticas; análise de fontes documentais da unidade escolar; e entrevistas por roda de conversa. As constatações partem da observação sobre o modo como o estereótipo de gênero se sobrepõe a estratégias para vencer os jogos; de uma reflexão sobre o lugar que as meninas ocupam; do modo como acontece a separação de gênero nas torcidas durante os jogos e brincadeiras. Aspectos que justificam a discussão da Educação Física como meio de aprendizado, inclusão e equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marluci Michele de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá, MT.  Professora Licenciada em Educação Física, da rede municipal de ensino.

 

Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Professora na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

COLLING, Ana Maria. Inquietações sobre educação e gênero Revista Trilhas da História, Três Lagoas, v. 4, n. 8, p. 33-48, jan./jun. 2015.

COSTA, Marina Marcos; COSTA, Juliana Brondani da. O currículo implicado em relações de gênero na educação infantil. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; PACHECO, José Augusto de Brito; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Currículo, cultura, inclusão e diferenças. Recife: ANPAE, 2016. p. 344-352. (Série Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares).

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Campinas, v. 1, p. 71-83, 2010.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: educando para a diversidade. In: OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PERIN, Gianna Lepre (org.). Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009. p. 73-88.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MEDEIROS, Cristiano Sant'Anna de. Pensando e discutindo as diferenças no cotidiano escolar. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; PACHECO, José Augusto de Brito; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Currículo, cultura, inclusão e diferenças. Recife: ANPAE, 2016. p. 151-159. (Série Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares).

PEREIRA, Paula Pessoa dos Santos de Nader; SILVA, Alan Camargo; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e237152, 2022.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Lutas. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (org.). Práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Eduem, 2014. (Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura v. 4), p. 29-68.

SANTOS, Ana Paula da Silva; BRITO, Leandro Teófilo de. Educação em direitos humanos e as questões de gênero na escola. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 18, 2019.

SILVA, João Paulo de Lorena; PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, gênero e abjeção: crianças queers e a invenção de outros possíveis. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; PACHECO, José Augusto de Brito; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Currículo, cultura, inclusão e diferenças. Recife: ANPAE, 2016. p. 273-2783. (Série Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares).

SOUSA, Eustáquia Salvadora de; ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física Escolar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 48, p. 52-68, 1999.

SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira. Educação Física escolar e a questão de gênero. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (org.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

VIEIRA, Ana Letícia. Sobre conversas com pessoas trans a respeito da violência, discriminação e homofobia presentes nas escolas. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; PACHECO, José Augusto de Brito; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Currículo, cultura, inclusão e diferenças. Recife: ANPAE, 2016. p. 64-72. (Série Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares).

Downloads

Publicado

31.12.2024

Como Citar

SOUSA, Marluci Michele de; COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva. Jogos e brincadeiras: desconstruções dos estereótipos de gênero nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 307–318, 2024. DOI: 10.5433/1679-0383.2024v45n2p307. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50270. Acesso em: 13 jun. 2025.