Desigualdade educacional na pandemia da Covid-19: um estudo sobre o ensino remoto e o abandono escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n1p21

Palavras-chave:

Educação básica, Covid-19, Desigualdade educacional, Abandono escolar, Brasil

Resumo

 Implementado às pressas e desarticulado de políticas públicas que mitigassem o acirramento das desigualdades sociais, o ensino remoto adentrou de forma generalizada a educação básica brasileira durante a pandemia da Covid-19. Órfãs de uma diretriz nacional e do apoio técnico, pedagógico e financeiro do Ministério da Educação, as redes de ensino, cada uma ao seu tempo e à sua maneira, substituíram as aulas nas dependências escolares por atividades que usaram, predominantemente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por quase dois anos. Como essa modalidade de ensino foi experienciada pelos estudantes de baixa renda em territórios marcados por altos índices de vulnerabilidade? Essa indagação orientou o presente trabalho que monitorou uma escola pública de um pequeno município no litoral norte do Rio Grande do Sul. Ao longo de cinco meses, três turmas das séries finais do ensino fundamental foram acompanhadas, analisando a frequência e a participação discente nas aulas de Língua Portuguesa. Tendo os registros do trabalho docente (compostos por diários de classe e planilhas) como principais fontes, a pesquisa diagnosticou que os índices de abandono escolar chegaram a 21,6%, evidenciando que o ensino remoto não se tornou acessível a todos os estudantes.

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Biografia do Autor

Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Professora de Ciências Sociais e da Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Rio Grande do Sul.

Jéssica Nascimento Pacheco, Rede Municipal de Ensino de Palmares do Sul

Especialista em Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Rede Municipal de Ensino de Palmares do Sul, Rio Grande do Sul.

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Publicado

01.12.2023

Como Citar

NEUHOLD, R. dos R.; PACHECO, J. . N. Desigualdade educacional na pandemia da Covid-19: um estudo sobre o ensino remoto e o abandono escolar. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 21–34, 2023. DOI: 10.5433/1679-0383.2023v44n1p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/48658. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê