A revisão por pares como ferramenta de manutenção da neutralidade científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n2p211

Palavras-chave:

Revisão por pares, Neutralidade, Objetividade científica

Resumo

O presente artigo propõe uma análise crítica do procedimento de revisão por pares, realizado pelos periódicos científicos como parte do processo seletivo das publicações, levantando discussões sobre sua efetividade enquanto ferramenta de avaliação. A fim de identificar as raízes da implementação de tal procedimento, partimos de uma breve história da origem da revisão por pares que perpassa a origem dos próprios periódicos científicos. Na sequência, trazemos a discussão sobre a efetividade da prática através do debate direto entre dois cientistas a respeito do tema – publicados no blog Ciência Fundamental, da Folha de São Paulo –, bem como situações recentes de crise nos periódicos científicos que trouxeram à tona a problemática das avaliações. Por fim, conclui-se que a revisão por pares reflete um ideal de neutralidade da ciência, pautada pela consolidada objetividade científica, e defende-se o uso de uma abordagem localizada para discutir as possíveis formas de avaliação da produção científica.

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Biografia do Autor

Fernanda Sancho Lopes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná, Curitba, Paraná.

 

Felipe Prando, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Artes pelo Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor Adjunto do Departamento de Artes na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Marcos Beccari, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Professor adjunto do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

SANCHO LOPES, Fernanda; PRANDO, Felipe; BECCARI, Marcos. A revisão por pares como ferramenta de manutenção da neutralidade científica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 211–224, 2023. DOI: 10.5433/1679-0383.2023v44n2p211. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/48146. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo