Interfaces da educação química com a cultura popular no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n2p279

Palavras-chave:

Saberes populares, Ensino de química, Dissertações e teses

Resumo

 A proposta de inserção dos saberes populares no ensino de química já tem mais de 30 anos de idade no Brasil. Desde a sua proposição na década de 1990, configura atualmente um campo de estudos profícuo, diverso e criativo. Neste texto, revisitamos esta proposta e analisamos as dissertações e teses desenvolvidas no país no período de 2014 a 2022, buscando identificar a apropriação da proposta original e de outros referenciais, os temas de pesquisas, as metodologias e seus principais resultados. Notamos ter se instalado uma tradição de pesquisa essencialmente qualitativa, bem como a consolidação da compreensão de que a interface com a educação depende de haver sinergia entre os saberes populares e acadêmicos. As pesquisas acadêmicas revelaram ainda a penetração de outros aportes teóricos e metodológicos e o crescimento numérico de intervenções na escola básica, onde destacamos as contribuições dos mestrados profissionais e a promissora adoção de referenciais teórico-metodológicos da antropologia e da análise do discurso para a elaboração de descrições mais densas sobre os saberes populares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Cesar Pinheiro, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Docente do Departamento de Ciências Naturais e do Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais

Juliano Soares Pinheiro, Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Docente do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia

Sérgio Tsembane, Universidade Save de Moçambique

Doutorando em Educação química na Universidade Federal de Alfenas. Professor  na Universidade Save em Moçambique

Juliana Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Engenheira de Produção pela Faculdade Pitágoras, Minas Gerais, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Assistente em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Cultural de Tiradentes, Minas Gerais,

Referências

BARBOSA, Fernanda Monteiro. Ensino de química e o uso de agrotóxicos: saberes conjuntos entre escola e comunidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.

BORGES, Marcella M. C.; BORGES, Keyller Bastos; PINHEIRO, Paulo C. Luzes capilar: dos salões de beleza à educação química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 4-13, 2018. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160098

BRANCO, J. C. Potencialidade de uma sequência didática para o ensino de química a partir da abordagem do tema chás e os saberes populares. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

CARVALHO, Leonardo Lucio. A cultura da banana como tema gerador para o ensino de química: diálogo entre saberes populares, científicos e escolares. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.

CHASSOT, A. I. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 2016.

CHASSOT, Attico I. A educação no ensino da química. Ijuí: Unijuí, 1990. p. 103-108.

CHASSOT, Attico I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2001. p. 191-230.

CHASSOT, Attico I. Fazendo educação em ciências em um curso de pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 27, p. 9-12, 2008b.

CHASSOT, Attico I. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008a. p. 197-222.

COBERN, William W. Contextual constructivism: the impact of culture on the learning and teaching of science. In: TOBIN, K. G. The practice of constructivism in science education. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993. p. 51-69.

DAMASCENO, C. J. Sabedoria nunca é muita: interlocuções promovidas entre os saberes populares envolvidos na produção de doces por moradoras de uma comunidade Quilombola e a Educação Química. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.

FARIA, Laís Frantz. Saberes populares locais e reação de fermentação: uma proposta para o ensino de química. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2015.

FERREIRA, Leliane da Costa; SANTANA, Ramon de Oliveira, COSTA, Wendel Favacho da; CANTANHEDE, Edna Mesquita Brito; SILVA, Wesley Pereira da; MÓL, Gerson de Souza. A obtenção artesanal do Tucupi: saberes populares e ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 5, n. 1, p. 139-150, 2019.

FIALHO, Josiane Aparecida Rodrigues. Experiências didáticas em aulas de química no período remoto: diálogos entre saberes na escola do campo. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2021.

FIGARO, Anajara K. O ensino de química e seminário integrado: valorizando a pesquisa do estudante a respeito dos saberes populares das plantas medicinais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2015.

FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha; TRÓPIA, Guilherme; XAVIER, Patrícia Maria Azevedo. Rodas de conversa na formação inicial de professores: saberes populares, ciências, memórias... Quaestio, Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 265-276, 2016.

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; YAMASHITA, Miyuki; MARTINES, Elizabeth A. Leonel de Moraes. Saberes regionais amazônicos: do garimpo de ouro no Rio Madeira (RO) às possibilidades de Inter-relação em aulas de Química/Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 228-236, 2013.

GOMES, Jacqueline Pereira. Palma forrageira e o ensino de química: diálogo entre os saberes e fazeres populares e escolares. 2021. 98 fl. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

GONDIM, Maria Stela da Costa. A história de um bordado: saberes populares como temas geradores de uma educação CTS na formação de professores de Química. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

GONDIM, Maria Stela da Costa. A inter-relação entre saberes científicos e saberes populares na escola: uma proposta interdisciplinar baseada em saberes das artesãs do Triângulo Mineiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

GONDIM, Maria Stela da Costa; MOL, Gerson de Souza. Saberes populares e ensino de ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 3-9, 2008.

LEAL, Regis Casimiro; MOITA NETO, Jos Machado. Amido: entre a ciência e a cultura. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 75-78, 2013.

LUNA, Leossandra Cabral de. A química dos chás: um diálogo entre a etnoquímica e os saberes populares em um clube de mães. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

MARTINS, Juliana Arruda. A alfabetização científica a partir dos saberes populares: uma proposta para o ensino de química. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.

MASSI, Luciana; LEONARDO JÚNIOR, Carlos S. Produção de sabão no Assentamento Rural Monte Alegre: aspectos didáticos, sociais e ambientais. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 124-132, 2019. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160153

MATTOS, Gileine Garcia de. Ensino de química e saberes populares em uma escola do campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

MEDEIROS, Geraldo Damião de. Saberes populares no curtimento artesanal de pele animal: diálogos com os saberes científicos e escolares. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

MOURA, Karytiana Oliveira de Sousa. Dos saberes populares aos saberes escolares: práticas pedagógicas no ensino de química. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional e Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2021.

NONNEMACHER, Fernando. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal de vinagre de vinho tinto da Região Fronteira Noroeste Gaúcha. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, 2018.

PINHEIRO, Paulo Cesar. A desconstrução de “Procurando resgatar a Química nos saberes populares”. In: MONTEIRO, B. A. P.; DUTRA, D. S. A.; CASSIANI, S.; SÁNCHEZ, C.; OLIVEIRA, R. D. V. L. Decolonialidades na educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p. 192-205.

PINHEIRO, Paulo Cesar; GIORDAN, Marcelo. O preparo do sabão de cinzas em Minas Gerais, Brasil: do status de etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências, Porto alegre, v.15, n. 2, p. 355-383, 2010.

POMEROY, Debora. Science education and cultural diversity: mapping the field. Studies in Science Education, Abingdon, v. 24, p. 49-73, 1994. DOI: https://doi.org/10.1080/03057269408560039

QUEIROZ, Josina Barroso de; SANTANA, Alexandre Alvarenga; COSTA, Marcio Marcelino da. Saberes populares como alternativa de prática pedagógica ao ensino tradicional de química. Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, v. 4, n. 1, p. 200-207, 2017.

RESENDE, Daniela Regina; CASTRO, Ronaldo Antonio de; PINHEIRO, Paulo César. O saber popular nas aulas de química: relato de experiência envolvendo a produção do vinho de laranja e sua interpretação no ensino médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 151-160, 2010.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Editora Veneta, 2018.

SILVA, Petronildo B.; AGUIAR, Lucia Helena; MEDEIROS, Cleide Farias de. O papel do professor na produção de medicamentos fitoterápicos. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 11, p. 19-23, 2000.

VENQUIARUTO, Luciana D.; DALLAGO, Rogério M.; VANZETO, Jenifer; DEL PINO, José Claudio. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do pão. Química Nova na Escola, são Paulo, v. 33, n. 3, p. 135-141, 2011.

XAVIER, Patrícia Maria Azevedo. Os saberes populares da produção artesanal de doces por pequenos produtores de Juiz de Fora – MG: um olhar a partir da abordagem CTS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

XAVIER, Patrícia Maria Azevedo; FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha. Saberes populares e educação científica: um olhar a partir da literatura na área de ensino de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 308-328, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172015170202

ZANOTTO, R. L. Saberes populares: recurso para o ensino de conceitos químicos num enfoque CTS. 2015. Dissertaçao (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.

Downloads

Publicado

30.12.2022

Como Citar

PINHEIRO, P. C.; PINHEIRO, J. S.; TSEMBANE, S.; MAGALHÃES, J. Interfaces da educação química com a cultura popular no Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 279–292, 2022. DOI: 10.5433/1679-0383.2023v44n2p279. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/47868. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre