Instituição Creche: Um Estudo com Profissionais da Área

Autores

Palavras-chave:

Creche, Desenvolvimento infantil, Educação de 0 a 6 anos, Profissionais de creche

Resumo

A idade de O a 6 anos é decisiva para o desenvolvimento da criança, pois é um período de grandes modificações tanto no aspecto físico, mental, social como no emocional. Tais modificações condicionam as aquisições posteriores. Subentende-se, então, que é nesta fase que a criança precisa ser melhor assistida, tendo um acompanhamento de pessoas mais preparadas para promover este desenvolvimento. O foco do trabalho é a educação infantil em creches na cidade de Londrina. A questão orientadora de todas as etapas do estudo, seguindo a metodologia da problematização, foi a seguinte: Qual o entendimento que o profissional de creche tem de sua instituição, bem como de sua função? O que fazem e como fazem para a promoção do desenvolvimento infantil? O objetivo do estudo foi analisar qual entendimento que os profissionais que atuam com crianças de O a 6 anos tem sobre creche, desenvolvimento infantil, e o que fazem e como fazem para a promoção deste. Tomou-se como sujeitos 24 profissionais que atuam em creches e com creches, seja com as crianças, seja com a coordenação desse tipo de instituição. Buscou-se estudar o problema através da literatura sobre educação infantil e creches, através da legislação educacional, de outros documentos oficiais e de entrevistas com profissionais que atuam nas Instituições estudadas. A análise dos resultados, mostrou que séculos se passaram e a visão que se tem de creche pouco mudou, sendo ainda, assistencialista, higienista e compensatória. Esta visão é justificada pela fragilidade de alguns destes profissionais que além de não ter uma visão clara do papel da creche, não têm bem definido qual a sua função, o que fazer e como fazer para promover o desenvolvimento infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleide Vitor Mussini Batista, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino e aprendizagem. 4. ed. Petrópolis : Vozes, 1982.

BRASIL. Constituição, 1968. Constituição: república federativa do Brasil. Brasília : Senado Federal, 1988.

BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo : FTD, 1995.

CADERNO de Educação Infantil Estado do Paraná. Curitiba : Secretaria do Estado de Educação, 1994.

CAMPOS, Maria Malta et al. Creches e Pré-escolas no Brasil. São Paulo : Cortez, 1993.

CENTRO INTERNACIONAL DA INFÂNCIA. O desenvolvimento da criança do nascimento aos 6 anos. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1987. (Série Cadernos de Educação).

CIVILETTI, Maria Vittoria Pardal. O cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 76, p. 31-40. fev. 1991.

COMPANHIA BRASILEIRA DE METALURGIA E MINERAÇÃO. Fundação ABRINQ pelos direitos da criança: 10 medidas básicas para a infância brasileira. São Paulo: CBMM, 1994.

CONSELHO Nacional de Direitos da Mulher; Conselho Estadual da Condição Feminina. Creche urgente: organização e funcionamento 2. São Paulo: Conselho Nacional de direito da mulher. [19].

DROWET, Ruth Caribé da Rocha. Fundamentos da educação pré-escolar. São Paulo : Ática. 1990.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 12.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. A educação pré-escolar: fundamentos e didática. São Paulo : Ática, 1994.

OLIVEIRA, Marta Kuhl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. São Paulo : SCIPIONE, 1995.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos (org.). Educação infantil: muitos olhares. 2.ed. São Paulo : Cortez, 1995.

PARANÁ, Conselho Estadual de Educação. Deliberação n. 034/93: normas para educação infantil no sistema estadual de ensino do Paraná. Curitiba : Conselho Estadual de Educação. 1993.

PARANÁ. Secretaria da Educação e Cultura - Ensino de 1º. e 2º. Grau. Curitiba: Fundepar. 1971.

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio de Janeiro : Vozes, 1995.

SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Educação ou tutela? A criança de 0 a 6 anos. São Paulo : Loyola, 1988, (Coleção Espaço, v. 11).

Downloads

Publicado

12.11.2021

Como Citar

BATISTA, C. V. M. Instituição Creche: Um Estudo com Profissionais da Área. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1esp, p. 50–62, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44951. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre