Uma alternativa metodológica para introduzir recursos computacionais no Ensino de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva.

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Computação Gráfica, Arquitetura

Resumo

Diante da atual necessidade de reformulação do currículo mínimo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL em função de sua adaptação às mudanças tecnológicas ocorridas no mercado de trabalho, neste artigo apresentam-se alternativas metodológicas de ensino que viabilizam a introdução de recursos computacionais para uma das disciplinas ofertadas ao curso de Arquitetura “Desenho Geométrico e Geometria Descritiva". Este artigo foi desenvolvido seguindo-se as etapas da Metodologia da Problematização de Charlez Maguerez: observação da realidade e definição de um problema de estudo, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Na observação da realidade são discutidas as necessidades de implementação do curso com atuais recursos tecnológicos. A seguir definimos como problema a ser estudado a procura de alternativas metodológicas que possibilitem a introdução destes recursos nesta disciplina. Nos pontos chaves delineamos o caminho da solução e na teorização analisamos os dados que coletamos com alunos, funcionários e professores da UEL, assim como os da literatura pertinente, relacionando-os com o problema. Finalmente, levantamos as hipóteses de solução através de uma proposta de ensino para a disciplina e demonstramos como poderá ser viabilizada, o que nos propomos.

Biografia do Autor

Maria Bernadete Barison, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina Professora do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da Problematizaçao: uma alternativa metodológica apropriada para o Ensino Superior. Semina: Ci. Soc./Hum., Londrina, v. 16, n.2, ed. especial, p. 9-19, outJ1995.

BRASIL. Congresso Nacional, Lei Nº. 1770/94. Diário Oficial da União, de 21 de Dezembro de 1994. Fixa o currículo mínimo do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

CARVALHO, Olavo de. "Descrever sem ver. vamos parar com isso? Revista Sala de Aula, São Paulo, Ano 3. Nº16-18, Mar/1990.

D'ISSY, Marie. CAD em toda obra. Revista CA Design, Ano I, n. 7, p. 24-29.

GRILLO, Marlene Correro. Qualidade no Ensino Superior - Estudo do Referencial Pedagógico de Professores. 16ª Reunião Anual da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambú, M.G., 1993.

LlBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991

LOYOLA, Francisco Antônio. Articulação, pesquisa e ensino em sala de aula: um desafio para o saber e a prática docente universitária. In: Reunião Anual da ANPED, 16, 1993, Minas Gerais.

NÚCLEO DE PESQUISAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO "A Escola do Futuro". São Paulo: USP, 1994. Material de Eventos.

PÓLA, Marrie-Claire Ribeiro. Projeto de pesquisa - Uma Metodologia para o Ensino de Geometria Descritiva. Universidade Estadual de Londrina, (1992), 6p. (mimeo.)

PÓLA, Marrie-Claire Ribeiro. Projeto de pesquisa – Produção de Vídeos Didáticos de Geometria usando a Computação Gráfica. Universidade Estadual de Londrina. (1993), 6p. (mimeo.)

TAIBO, A. La Ensenanza Moderna de La Geometria Descritiva. Madrid, Blass S.A. Tipografía, 1944.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Coordenadoria de Assuntos de Ensino e Graduação. PROCESSO N 328408 de 31 de Agosto de 1995. Fixa o currículo mínimo do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo a ser implantado a partir de 1996.

Downloads

Publicado

12.11.2021

Como Citar

BARISON, M. B. Uma alternativa metodológica para introduzir recursos computacionais no Ensino de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1esp, p. 28–37, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44948. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre