Política institucional do IFG: perfil do estudante de dois cursos superiores do campus Uruaçu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2021v42n2p355

Palavras-chave:

Educação profissional, Assistencialismo institucional, Perfil do estudante.

Resumo

Este artigo discorre sobre a educação profissional superior tecnológica, visando identificar se o Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Uruaçu, conseguiu superar a visão assistencialista que essa modalidade de ensino vem tentando romper ao longo dos anos. Para tanto, foi levantado o perfil dos estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil (EC) e do curso de Licenciatura em Química (LQ). Visando aprofundar o entendimento sobre o assunto, formulou-se o seguinte problema: os cursos de EC e LQ ofertados no IFG, campus Uruaçu, têm conseguido transformar seu ensino assistencialista em uma formação que permita o desenvolvimento integral dos estudantes? A pesquisa realizada no período de 2018 a 2019, foi de natureza aplicada e abordagem qualitativa, e, quanto aos objetivos, descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, foram adotadas a pesquisa bibliográfica, contemplando autores como Amaral (2017), Antunes (2009; 2018), Brzezinski (2018), Cunha (2014) e Frigotto (2007a, 2007b), e a pesquisa documental, em especial o Decreto n.º 4.127/1942 e a Lei n. 11.892/2008. Foram também aplicados questionários aos 27 estudantes dos cursos pesquisados, matriculados entre os anos de 2012 e 2019, e realizadas entrevistas com 12 deles. Dentre os aspectos abordados na pesquisa, foram contemplados gênero, renda familiar, escola de origem e exercício profissional antes do ingresso no curso do IFG. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os estudantes pesquisados têm conseguido romper com a visão assistencialista que caracteriza o ensino do IFG Campus Uruaçu.

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Biografia do Autor

Gilmara Barbosa de Jesus, Instituto Federal de Educação - IFG

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás-UEG, Goiânia, GO, Brasil. Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Uruaçu, GO.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás - UFG

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ); Pós-doutora na Universidade do Porto-Portugal. Professora da Universidade Estadual de Goiás (UFG), Goiânia, GO

Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças, Universidade Estadual de Goiás - UFG

Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (UFG). Servidora do Governo do Estado de Goiás na Secretaria de Estado da Educação. Assessora Jurídica da Procuradoria Setorial da Secretaria de Estado da Educação.

Maildes Helena de Carvalho Marques, Universidade Estadual de Goiás - UFG

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Goiás (UFG). Professora na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás.

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Publicado

06.12.2021

Como Citar

JESUS, G. B. de; SILVA, Y. F. de O. e; REBOUÇAS, V. F. dos S. L.; MARQUES, M. H. de C. Política institucional do IFG: perfil do estudante de dois cursos superiores do campus Uruaçu. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 355–374, 2021. DOI: 10.5433/1679-0383.2021v42n2p355. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44143. Acesso em: 26 abr. 2024.

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Artigos Seção Livre