“Amor à mineira”: cultura do consumo e traços da cultura mineira nas comemorações do Dia dos Namorados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2021v42n2p325

Palavras-chave:

Cultura do consumo, Dia dos Namorados, Cultura mineira

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa empírica conduzida com o objetivo de analisar as articulações entre o consumo e o universo cultural do estado de Minas Gerais, Brasil, no contexto das comemorações de uma importante data do comércio varejista – o Dia dos Namorados. Na revisão da literatura foram contempladas discussões acerca das características da cultura do consumo, da Consumer Culture Theory (CCT) e de traços da cultura mineira. Foram conduzidas 10 entrevistas em profundidade com o auxílio de um roteiro semiestruturado de entrevista, cujas transcrições foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados permitem afirmar que o Dia dos Namorados é carregado de sentimentos positivos, característicos do romantismo envolvendo a data, algo que é representado pela presença marcante das palavras “afeto”, “atenção”, “cuidado”, “amor”, “carinho”, “sentimento”, entre outras. Percebeu-se também a presença destacada tanto de atos e comportamentos ligados à presença de presentes e aspectos experienciais do consumo diretamente atrelados a todos esses sentimentos. Em paralelo, identificou-se traços característicos da cultura mineira como apego às tradições, à parcimônia e à sobriedade. Tudo isso parece ratificar a noção de que tanto a cultura do consumo como a cultura mineira permeiam essa data.

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Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Danielle Ramos de Miranda Pereira, Fundação João Pinheiro

Doutora em Demografia pela UFMG. Pesquisadora da Fundação João Pinheiro

Daniela Goes Paraiso Lacerda, Fundação João Pinheiro

Mestre em Economia pela UFMG. Pesquisadora da Fundação João Pinheiro

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Publicado

06.12.2021

Como Citar

PINTO, M. de R.; PEREIRA, D. R. de M.; LACERDA, D. G. P. “Amor à mineira”: cultura do consumo e traços da cultura mineira nas comemorações do Dia dos Namorados. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 325–340, 2021. DOI: 10.5433/1679-0383.2021v42n2p325. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/43415. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre