Considerações acerca da teoria dos modos na ética de Spinoza
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2001v22n1p35Palavras-chave:
Modos, Ética, Spinoza.Resumo
A dificuldade particular da teoria spinozista dos modos. A definição de modos conforme a definição V do livro I da Ética. A caracterização dos modos como dependentes ontológicos da substância e sem autonomia. A teoria dos modos como abrangendo todas as coisas que não podem existir nem serem concebidas sem Deus. A definição dos modos infinitos imediatos como resultantes necessários da natureza absoluta de Deus ou da natureza absoluta de qualquer atributo de Deus, sem o concurso de outras circunstâncias. A definição dos modos infinitos mediatos como resultantes de qualquer atributo de Deus, enquanto é afetado por um modo infinito imediato. A definição dos modos finitos como afecções dos atributos de Deus ou como as coisas singulares que percebemos no tempo e no espaço com existência empírica, finita e determinada. A definição dos corpos como sendo apenas as determinações particulares do atributo infinito extensão e os entendimentos finitos são apenas modos do atributo infinito pensamento que não podem ser identificados com a substância absolutamente infinita ou Deus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emanuel Angelo da Rocha Fragoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.















