Considerações acerca da teoria dos modos na ética de Spinoza

Autores

  • Emanuel Angelo da Rocha Fragoso Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2001v22n1p35

Palavras-chave:

Modos, Ética, Spinoza.

Resumo

A dificuldade particular da teoria spinozista dos modos. A definição de modos conforme a definição V do livro I da Ética. A caracterização dos modos como dependentes ontológicos da substância e sem autonomia. A teoria dos modos como abrangendo todas as coisas que não podem existir nem serem concebidas sem Deus. A definição dos modos infinitos imediatos como resultantes necessários da natureza absoluta de Deus ou da natureza absoluta de qualquer atributo de Deus, sem o concurso de outras circunstâncias. A definição dos modos infinitos mediatos como resultantes de qualquer atributo de Deus, enquanto é afetado por um modo infinito imediato. A definição dos modos finitos como afecções dos atributos de Deus ou como as coisas singulares que percebemos no tempo e no espaço com existência empírica, finita e determinada. A definição dos corpos como sendo apenas as determinações particulares do atributo infinito extensão e os entendimentos finitos são apenas modos do atributo infinito pensamento que não podem ser identificados com a substância absolutamente infinita ou Deus.

 

 

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Biografia do Autor

Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Universidade Estadual de Londrina

Professor de Filosofia Moderna da UEL. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Doutorando (créditos concluídos), em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

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Publicado

29.06.2001

Como Citar

FRAGOSO, E. A. da R. Considerações acerca da teoria dos modos na ética de Spinoza. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 35–38, 2001. DOI: 10.5433/1679-0383.2001v22n1p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3872. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre