A relação teoria-prática na formação do educador
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2001v22n1p5Palavras-chave:
Unidade teoria-prática, Formação de professores, Educação crítica.Resumo
Cumpre à escola a proposição de novas formas de produzir e distribuir o conhecimento, orientado para novas formas de compreender e atuar no mundo, o que pressupõe o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a prática social. Entretanto, a formação dos professores, privilegiando a dimensão teórica, mantém-se distante da dimensão prática; perpetuando a dicotomia teoria-prática, dificulta, quando não impossibilita, aos professores o aperfeiçoamento da capacidade de refletirem sobre o seu próprio fazer para, contínua e progressivamente, transformá-lo. Assim, faz-se necessária a promoção de processo educacional crítico que, superando a mera transmissão de conhecimentos, permita a vivência plena da unicidade entre a teoria e a prática pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.