A informação estética e a construção textual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p123Palavras-chave:
Estilística, Escritura, Crítica genéticaResumo
A presente comunicação tem por objetivo analisar o processo criativo empregado pelo autor Pedro Nava na construção de sua obra Beira-Mar/Memórias 4. A transcriação do pensamento permite aproximar identidades e diferenças naquilo que se pretende exprimir. Produzem-se, assim, novos sentidos e novas estruturas que conduzem à descoberta de novas realidades alargando o sentido da idéia original e, ao mesmo tempo, completando-a criativamente. Criar significa mais do que inventar, mais do que produzir algum fenômeno novo. Criar significa dar forma a um conhecimento novo integrando-o em um contexto global. As idéias passam a interagir com toda uma ampla faixa de pensamentos e sentimentos. Interligam-se aspectos múltiplos e mesmo divergentes entre si que passam a integrar-se numa nova síntese, ampliando a informação estética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.