O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p49Palavras-chave:
Cooperativas de Crédito, Endomarketing, Estratégias.Resumo
O Endomarketing pode ser conceituado como um conjunto de atividades voltadas para o interior da organização, cuja finalidade é valorizar o ser humano. Para que as cooperativas de crédito sejam competitivas, elas devem adotar estratégias de Endomarketing, que combinem elementos de motivação, treinamento e comunicação. Procurou-se com o presente estudo, verificar como a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Universidade Federal de Viçosa – LTDA / UFV-CREDI e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e demais Profissionais da Saúde de Viçosa Ltda – UNICRED/VIÇOSA-MG estão utilizando as ferramentas oferecidas pelo Endomarketing. Na metodologia foi realizado um estudo acerca do Endomarketing e das cooperativas de crédito, para posteriormente realizar a aplicação de questionários aos funcionários e aos cooperados das cooperativas. Após a análise dos dados obtidos, chegou-se a conclusão de que a UFV-CREDI e a UNICRED/ VIÇOSA-MG estão conseguindo atingir os seus objetivos de forma eficaz, pois suas estratégias de Endomarketing têm apresentado resultados positivos, permitindo que as mesmas consigam captar novos cooperados bem como manter os seus cooperados e os seus funcionários motivados e satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.