O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa

Autores

  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa
  • Antonio João Hocayen da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Henrique Lopes Dornelas Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p49

Palavras-chave:

Cooperativas de Crédito, Endomarketing, Estratégias.

Resumo

O Endomarketing pode ser conceituado como um conjunto de atividades voltadas para o interior da organização, cuja finalidade é valorizar o ser humano. Para que as cooperativas de crédito sejam competitivas, elas devem adotar estratégias de Endomarketing, que combinem elementos de motivação, treinamento e comunicação. Procurou-se com o presente estudo, verificar como a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Universidade Federal de Viçosa – LTDA / UFV-CREDI e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e demais Profissionais da Saúde de Viçosa Ltda – UNICRED/VIÇOSA-MG estão utilizando as ferramentas oferecidas pelo Endomarketing. Na metodologia foi realizado um estudo acerca do Endomarketing e das cooperativas de crédito, para posteriormente realizar a aplicação de questionários aos funcionários e aos cooperados das cooperativas. Após a análise dos dados obtidos, chegou-se a conclusão de que a UFV-CREDI e a UNICRED/ VIÇOSA-MG estão conseguindo atingir os seus objetivos de forma eficaz, pois suas estratégias de Endomarketing têm apresentado resultados positivos, permitindo que as mesmas consigam captar novos cooperados bem como manter os seus cooperados e os seus funcionários motivados e satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Dr. Coordenador do Curso Administração de Cooperativas, Departamento de Economia Rural – DER, Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Antonio João Hocayen da Silva, Universidade Federal de Viçosa

 

Bacharelando em Administração de Cooperativas, Departamento de Economia Rural – DER, Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Henrique Lopes Dornelas, Universidade Federal de Viçosa

 

Bacharelando em Direito, Departamento de Direito – DIR, Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Downloads

Publicado

23.06.2002

Como Citar

BRAGA, Marcelo José; SILVA, Antonio João Hocayen da; DORNELAS, Henrique Lopes. O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 49–62, 2002. DOI: 10.5433/1679-0383.2002v23n1p49. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3853. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre