Controle de Qualidade da Formação Profissional no Brasil: a Relação entre Universidades, Ministério da Educação, Órgãos Representativos de Classe e Mercado de Trabalho

Autores

  • Irene Zaparolli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p75

Palavras-chave:

Formação profissional e treinamento, Universidades, Órgãos representativos de classe.

Resumo

Este trabalho apresenta a educação vocacional e treinamento, também conhecido como cursos seqüenciais, uma forma de qualificação superior introduzida no Brasil em 1999. Devido a sua recente aprovação pelo Ministério da Educação esses cursos ainda estão em fase inicial e não há estudos que determinem se as habilidades específicas que esses cursos alegam desenvolver atendem a demanda do mercado de trabalho, que é um dos principais objetivos do Ministério da Educação (BRASIL, 1996). Este artigo tem como objetivo discutir a (falta e) relação entre as universidades, o Ministério da Educação, os órgãos representativos de classe e o mercado de trabalho. Os métodos de coleta de dados consistem em revisão da bibliografia existente, análise de documentos da legislação brasileira, documentos institucionais e entrevistas com responsáveis pelas instituições envolvidas. Os resultados permitem concluir que não há uma relação entre o Ministério da Educação, as universidades, que ofertam ou não cursos seqüenciais, as federações, os conselhos regionais,os sindicatos e o mercado de trabalho levando a um a falta de controle de qualidade da formação profissional.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Irene Zaparolli, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Ciências Econômica do Departamento da UEL.

Downloads

Publicado

24.06.2004

Como Citar

ZAPAROLLI, I. Controle de Qualidade da Formação Profissional no Brasil: a Relação entre Universidades, Ministério da Educação, Órgãos Representativos de Classe e Mercado de Trabalho. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 75–88, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.2004v25n1p75. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3814. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre