Modelo sistêmico integrado em gestão de estoques e compras na administração de resultado: o desafio financeiro no ressuprimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n1p51Palavras-chave:
Compras, Sistema, Capital de Giro, Reabastecimento, Especulação, Gestão em SCM.Resumo
Uma série de vantagens financeiras para a empresa no contexto da administração do capital de giro. Porém, para que isto possa acontecer de forma positiva, há de existir uma política da empresa com esta visão e um sistema decisório que oriente o empresário. Propõe-se, neste trabalho, a confecção de tal modelo de decisão. Na revisão literária do assunto, vários pontos conflitantes foram expostos. Isto por se tratar não só do assunto compras, mas também dos aspectos interdepartamentais relacionados. Além disso, foram realizadas simulações de compras para verificar a aplicabilidade de fórmulas, como a de compras antecipadas, e demonstrar as vantagens e desvantagens da especulação. Por meio da investigação científica aqui formulada, pode-se observar, em balanços publicados, as diferentes estratégias de estocagem das empresas em períodos de incerteza, confrontados com períodos de estabilidade monetária no Brasil e os resultados conseguidos. Como resultado da aplicação do teste t de student para duas amostras, verificou-se que nos tempos de inflação alta as empresas de forma geral, estocaram mais, aplicaram menos recursos em disponibilidades (caixa e bancos) e obtiveram significativamente mais lucros que as empresas nos períodos de baixa inflação, provavelmente porque o mercado financeiro rendia mais. Deixou-se a recomendação de que as empresas, ao se atualizarem frente às novas perspectivas do mercado, revejam o seu modelo de gestão em estoques e produção, promovendo o estabelecimento de condições para que toda a cadeia de produção(SCM) inserida no contexto seja administrada participadamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.